Teoria Psicogenética

Posted by Aicitel_MCR

 Piaget formulou uma teoria psicogenética de desenvolvimento . Para esta pesquisa importante, o crescimento biológico está na origem de todos os processos mentais, mas prevê a educação como um fator que desempenha um papel importante neste desenvolvimento , afirmando que o objectivo é criar homens que sejam capazes de coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram.


Em sua psicologia da criança disse que responde a três pontos para a escolha dos métodos de ensino eo desenvolvimento de programas educacionais : a natureza da inteligência ou conhecimento, o papel da experiência na formação de noções e mecanismo de transmissão da linguagem social ou adulto para a criança ou a criança. Ele deu grande importância à experiência , afirmando que o desenvolvimento cognitivo é promovido a partir das experiências da criança.

Para Piaget , as estruturas mentais são propriedades da organização de inteligência, que são formados durante a ontogenia , devido à maturação natural e espontânea. Desenvolveu a sua teoria sobre a função dos mecanismos básicos do desenvolvimento , tais como assimilação e acomodação.

AssimilaçãoÉ o processo pelo qual a incorporar a informação do mundo exterior, enquanto alojamento é aquele pelo qual esta informação é transformada e reestruturou as representações acima.

Dois processos são tão diferentes , porém interligados , já que há uma relação interativa entre eles. Ao incorporar as novas informações , as insuficiências estrutura anterior sofre um desequilíbrio entre a velha ea nova informação que está sendo construída. O resultado deste processo é a aquisição de um estado de equilíbrio , através da qual consegue se superar o desequilíbrio momentâneo gerado pelo conflito entre as novas e as informações anteriores.

Na interação inicial com o ambiente, o indivíduo procura um estado de equilíbrio que ocorre uma vez produzido posterior assimilação e acomodação , mas quando novas interações com o ambiente, há novamente um estado de desequilíbrio e voltar a produzir o processo de assimilação e acomodação , para receber de volta o equilíbrio.

Em resumo , a assimilação em jogo o indivíduo , evoluindo estruturas internas e os elementos externos a esta , com as quais interage e vai ser assimilado. Alojamento ocorre quando já fizeram a assimilação, as alterações do esquema interno ocorrer e esses mecanismos estão sempre buscando o equilíbrio.

Pode-se então dizer que, para esse autor, o desenvolvimento intelectual é um processo gradual de equilíbrio com o ambiente, se adaptar às condições de existência , uma vez que , de acordo com sua teoria , o pensamento humano é uma forma específica de adaptação biológica de um organismo complexo , que é produzido pelos mecanismos de assimilação e acomodação , como expresso anteriormente, e assegura a transformação de esquemas de ação anteriormente formadas as novas condições , bem como a formação de novos layouts resultado de sua transformação.

Assim, para J. Piaget inteligência '[...] é a excelência de adaptação, o equilíbrio entre a assimilação contínua das coisas à atividade e alojamento desses regimes tratadas como objetos ".

Em um trabalho sobre a construção da realidade na criança, Piaget faz uma abordagem fundamental da inteligência , quando afirma: " A consciência entra em contato com as coisas. A inteligência não começa com o conhecimento de si , nem das coisas em si, mas pela sua interação , e ser orientada simultaneamente para os dois pólos desta interação. Inteligência organiza o mundo , organizando -se. "

Outra contribuição de sua teoria foi a proposição de que as estruturas de funcionamento , além de interiorização, tem o atributo de reversibilidade. Para J. Piaget, isso acontece quando "os actos e operações podem ser desenvolvidas em duas direções, e de compreensão de um deles coloca a sua própria compreensão do outro. " Reversibilidade tem basicamente duas formas se complementam: a conversão e da reciprocidade. Na primeira, o deslocamento espacial do objeto é cancelado para mover o ponto de partida , enquanto que no movimento recíproco do objeto é compensado pelo deslocamento do sujeito para reproduzir a situação inicial.

No nível sensório-motor , a reversibilidade começa com a criação do grupo de prática dos movimentos de modo que cada um dos turnos a- b, Envolve um movimento inverso b -a.

Na base de sua teoria , vários instrumentos foram desenvolvidos com o objetivo de compreender o desenvolvimento cognitivo da criança , os contratos e fixações em cada palco, eo seu comportamento inadequado , estas ferramentas permitem o desenvolvimento de estratégias para o desenvolvimento da criança e meninas, e podem ser usados para confirmar ou não o diagnóstico de retardo mental. Esses testes não exigem equipamentos caros e são fáceis de criar situações semelhantes à vida diária, funcionamento cognitivo e indicando o grau de preparação para determinadas atividades.

J. Piaget estabeleceu as fases pelas quais as crianças através do intelecto , que, segundo decorre, principalmente, depende da maturação do cérebro e da atividade da criança e da criança na aprendizagem.

Identifica quatro estágios no desenvolvimento da inteligência , que são:


1 .- sensorial. (0-2 anos)




2.- preoperational . (2 a 6-7 anos )



3 .- Betão . (7 a 11-12 anos)



4 .- formal. ( De 12 em diante)
 

Ele aponta dois principais níveis de aprendizagem: o sensório-motora e verbal.


Sensorial de aprendizagem é comum ao homem e animais. Verbal aprendizado é específico ou peculiar ao homem. O Aprendizagem sensório-motora podem ser externos ou internos, mas em ambos os casos ocorrem com o primeiro sistema de sinais , ou seja, objetos e sujeitos que atuam como sinais e símbolos, ou estímulos externos, ou como conteúdos da percepção e reação emocional e espontânea do sujeito.

Esta Aprendizagem sensório-motora é o resultado da experiência individual do aluno e produz , inconscientemente, hábitos, costumes .

O verbal de aprendizagem podem ser externos ou internos, mas em ambos os casos ocorrem no âmbito do segundo conjunto de sinais , ou seja, fala ou atividade simbólica outros , quer como estímulo externo ou como conteúdo da consciência humana.

A criança humana normal é aprender a unidade indissolúvel da aprendizagem sensório-motora oral . O processo de ensino-aprendizagem é a passagem da predominância de Aprendizagem sensório-motora (na criança ), a prevalência de aprendizagem verbal , que é apreciada desde a infância tardia e é consolidado na escola , assumindo a sua máxima expressão da personalidade do adulto.

De acordo com J. Piaget, durante os primeiros dois anos de vida , o universo está estruturado realidade prática que é organizada e os mecanismos intelectuais da menina e construir as categorias de ação real : o objeto permanente, espaço, tempo e causalidade, que é capaz de se adaptar ao ambiente.

Na fase da inteligência sensório-motora, não fazem as operações intelectuais que caracterizam o pensamento simbólico da criança ou as crianças mais velhas ou adultos , mas as hipóteses de reversibilidade em ação -objeto em si.

Desde o nascimento até aproximadamente dois anos , o desenvolvimento mental da criança e da criança serve como ponto de partida para o desenvolvimento das estruturas intelectuais .

De 2 a 7 anos ou mais, encontra-se um marco importante no desenvolvimento da criança , chamado por Piaget pré-operatório, Que produz a etapa da inteligência prática para o representante. O início da representação é um novo salto qualitativo de desenvolvimento psíquico , que separa a espécie humana de outras espécies animais e as fases iniciais do homem primitivo.

Estes estágios são caracterizados por J. Piaget, correspondem aos tipos de pensamento tradicionalmente estudados pela psicologia de orientação histórico- cultural : Pensamento para a ação ( inteligência sensório-motora ) , o pensamento de imagem ( pensamento pré-operacional ) e do pensamento teórico e conceitual , o que poderia estar relacionado com as duas últimas etapas de pensamento definido por J. Piaget: operações concretas e operações formais.

Essa analogia foi estabelecida a partir das características que define J. Piaget para cada fase e as características de cada um dos tipos de pensamento , de acordo com a psicologia de orientação histórico- cultural. Por exemplo , o pensamento em ação é caracterizada principalmente pela atividade prática é objetiva, concreta, apenas isso é o que caracteriza a inteligência sensório-motora . A discrepância J. Piaget é que ele argumenta que só vai até aos dois anos, a prática tem demonstrado que a pré-escola está presente em todo o desenvolvimento ontogenético da criança e da criança.

O representante pensamento é caracterizada em que o menino ea menina penso que a imagem objetivo , pensar e preoperational tem, entre outras características, que são representações que simbolizam os objetos não são diretamente visíveis , a sua divergência é visto no período de 2 a 7 anos quando, na verdade , mesmo no adulto é apresentar este tipo de pensamento e até mesmo no âmbito destas idades, pode aparecer com um bom ensino vestígios do pensamento conceitual.

O raciocínio lógico se manifesta sob a forma de conceitos abstratos , juízos ... O estágio das operações concretas e operações formais são caracterizadas pela criança e da criança são capazes de operar com conceitos. Já no estágio das operações formais , o pensamento é uma dedução hipotética , pois, no estágio das operações concretas estão começando a ver os primeiros índices de desenvolvimento do pensamento lógico. O estágio das operações formais que se corresponde a esse pensamento conceitual.

Precisamos considerar as valiosas contribuições de Piaget , como alguns críticos de agora em diante .

Por exemplo , L. S. Vygotsky discordava com vários dos postulados de J. Piaget, embora tenha admitido que sua teoria forneceu uma nova psicologia , como estudado em profundidade as características do pensamento das crianças , estabelecendo as fases pelas quais passa o intelecto humano , demonstrando que as diferenças entre o pensamento da criança e da criança e adulto são basicamente qualitativas e não quantitativas , focando , além disso, seu estudo em várias características de seus pensamentos sobre o que eles têm , e não como ainda não tenho. Estudou também a percepção ea lógica disto, levou em conta o papel activo do indivíduo no processo de ensino e destacou a forma como , ao longo do desenvolvimento , o menino ea menina estão construindo suas estruturas intelectuais e uma representação do mundo externo manter um papel de liderança fundamental.

Outros autores consideram que a teoria piagetiana é incompleta , porque não explica como ocorre a transição de uma fase para outra no desenvolvimento do pensamento , para ele , os resultados da mudança , da transformação das estruturas de exploração de amadurecimento do cérebro e não dá uma explicação clara sobre como uma etapa estabelece as bases para o desenvolvimento do outro. Considerado o desenvolvimento do pensamento como um processo do indivíduo para o social, o que é contrário à concepção vygotskiana , que afirma que vai do social para o indivíduo com a criança cria seus próprios sinais e, como eles se relacionam com outros sinais , está tomando significados. O que realmente acontece é que ao nascer , os símbolos são criados pela cultura e isso tem de se apropriar deles.

Não consideram o papel do adulto no desenvolvimento da criança. Em geral, você percebe que o menino ea menina, mas a prova não contém o auxílio do adulto durante a execução, de modo que, dependendo de seus resultados , o estádio é parte de seu pensamento. Outro aspecto de sua teoria tem sido criticada é inconcebível para o desenvolvimento do intelecto , a condição necessária de processos naturais ou espontâneos que podem ser utilizados e acelerados pela educação familiar ou escolar. No entanto, ele viu a natureza limitada do papel da maturação do sistema nervoso central no desenvolvimento da operação, explicando que as fases de desenvolvimento do pensamento pode acelerar ou retardar a mídia social como elas afetam pequenas , ea experiência adquiridos por eles.

Para Piaget, em suma , o meio é uma atualização que o menino ou a menina eleva, mas não conclusivo, mas acredita que sem o meio não é possível a construção das estruturas cognitivas , como o menino ea menina deve agir sobre os objetos viagens para as fases sucessivas do desenvolvimento intelectual.

É por isso que algumas marcas como biólogo , enquanto outros dizem que é dialética. O que fazemos é muito claro e definido é que seu trabalho é um dos principais no projeto de desenvolvimento intelectual das crianças .

Para mais informações:
http://www.waece.org/enciclopedia/resultado2.php?id=3025

2 comentários:

  1. Aicitel_MCR

    Ele diz que a aprendizagem é uma adaptação que ocorre quando a criança entra em equilíbrio na sua estrutura mental , o que ocorreu após a assimilação e acomodação de novas aprendizagens.

  1. Camila Linhares

    Concordo com Letícia. E chamo a atenção para o trabalho de um grande psicólogo Carl Gustav Jung que em suas obras ele afirma que durante toda a vida do indivíuduo ele terá aprendizado, até mesmo durante a velhice. Logo esse equilíbrio conquistado após a assimilação e acomodação de aprendizagens, será perturbado e retornará ao normal por toda a vida dele.

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