"Filho do seu tempo"

Posted by Camila Linhares Marcadores:

O Homem moldado por sua sociedade no mundo atual.
As teorias sócio-construtivistas
Dois pensadores:

  •  Jean Piaget
  • Lev Semenovitch Vygotsky
Vygotsky critica a visão de Piaget a respeito do Homem que ao nascer apenas possui reflexos.
Para ele o ser humano nasce com uma parte biológica, BIOS. Esta parte biológica é necessária mas não é suficiente para formar um ser humano, ele é potencialmente humano. Ele somente se torna humano quando interagir com a cultura. Para tanto ele deve ser um sujeito ativo e não passivo como discursam os behavioristas. Ele chama a mente de processos psicológicos superiores, que se desenvolvem através:
  • volição (vontade)
  • pensamento
  • linguagem
A linguagem é internalizada pelo sujeito e ela permite a formação do pensamento. Sua vontade será expressada utilizando a liguagem, ou seja, é ela que permite a passagem de uma fase para outra. Isto é o que nos difere dos animais, a capacidade de pensar e abstrair.
Podemos antever benefícios ou riscos antes que eles ocorram, os animais apenas seguem instintos.
O behaviorismo afirma que a mente é apenas um “espelho da realidade”, Vygotsky discorda e afirma que ela é uma representação da realidade. Vemos o mundo segundo uma ótica particular. Quando entramos no assunto educação, temos dimensão do quanto o behaviorismo está ultrapassado. Pois cada indivíduo tem uma realidade de vida, uma visão sobre a mesma e aprende de formas diferentes. A representação da realidade ocorre através de dois mecanismo:
  • Instrumentos: o que é utilizado pelo sujeito para modificar seu meio e a si mesmo.
  • Signos: o que cada coisa significa para nós.
A integração do sujeito biológico com a cultura é mediado pela linguagem. O Homem históricamente datado e sociamente constituído formam o conceito de Homem que Vygotsky constroi. Fazendo alusão ao filme Mogli- o menino lobo ( o qual acredito que todos vcs já assistiram) clássico da Disney. O ser humano se tornará humano se for incluído socialmente, caso contrário ele não se desenvolverá como tal, e como no filme em que o menino vive com lobos e passa a imitá-los, mesmo sendo da expécie humana.

0 comentários:

Postar um comentário