Psicanálise

Posted by Aicitel_MCR Marcadores:

Sigmund Freud fundou a psicanálise, após descobrir um método interpretativo que vem em busca do “porque”, por de trás de diversas situações da vida. A psicanálise nada mais é que, a busca de significados para que tudo possa acontecer, daquilo que é manifestado por meio de palavras ou produções imaginárias, como por exemplo os sonhos, delírios e atos fallos, porém para Freud satisfazer o inconsciente, ele tem que reprimir o ato fallo para que o faça o bem em sua consciência; ele protege o seu sono para satisfazer os seus sonhos, pois os sonhos são frutos de um desejo que não podemos sonhar.

Freud diz que o inconsciente não é acessível à consciência, mas as “coisas” que passam pelos nossos sonhos são muitos difíceis de serem lembrados, pois são excluídos da consciência, censurados e reprimidos nos quais não é esquecido ou perdido para que não seja permitido ser lembrado. Diz – se também que conteúdos acessado a consciência estar entre o inconsciente e o consciente por isso, é chamado de Pré – Consciente. Pois o consciente é formado por um sistema psíquico que recebe informações do mundo exterior e ao mesmo tempo do mundo interior.

Por isso, temos a resistência que é tudo aquilo que é analítico e opõe – se a interpretação, por exemplo uma psicóloga está desvendando o que o paciente tem e, aí ele (o paciente) para de ir a psicóloga. E tendo ainda uma repressão que encobre a visão de fazer desaparecer tudo que está no nosso consciente. Na psicanálise existe um período que quando a criança tem uma enorme intimidade com o seu determinado objeto de “apego”, ou seja, sua mãe; esses períodos são chamados de fases orais, anais , fálica e genital, pois quando chega na fase fálica no final dela para o início da fase genital surge um período entre essas duas fases são chamados de período de latência.

Por cada fases de desenvolvimento a criança está processando os seus órgãos quando ele nasce a fase oral faz que ele coloca tudo em sua boca exemplo: Quando o bebê chora e a sua mãe dá o mama ele se acalma, porque a sua boca está oculpada. Na fase anal quando o bebê faz as suas fezes, ele está utilizando o seu ânus para eliminar as coisas que precisam sair do seu organismo. Na fase fálica a criança descobre que a menina é diferente do menino, pois os seus órgãos sexuais são diferentes. No período de Latência a criança tem prazeres no corpo e energia para lidar com habilidades ambientais. Depois desse processo temos a fase Genital que o bebê deixa de ser criança e passa ser adolescente, pois já está amadurecendo para viver a sua própria vida desenvolvendo seu prazer e tendo pensamento próprio sem nenhuma interrupção familiar.

0 comentários:

Postar um comentário